20 dos maiores filósofos do ocidente e suas célebres frases

Os maiores filósofos têm muito a nos ensinar com os seus pensamentos e as suas frases. A filosofia é essencialmente o estudo de questões fundamentais da humanidade, como a própria existência, a realidade e a organização vida em sociedade. 

Publicidade

Por muito tempo, a filosofia não foi uma ciência separada das demais, por isso é muito comum encontrarmos filósofos que se dedicaram também à matemática e à astronomia, por exemplo, como é o caso de Pitágoras. Especialmente nos períodos mais antigos, as questões ligadas à existência estudada pela filosofia se relacionavam diretamente à estas outras ciências. 

Você tem curiosidade em conhecer um pouco mais sobre este campo do conhecimento e os seus maiores nomes? Neste artigo, separamos 20 dos maiores filósofos do ocidente, nas suas quatro fases, com uma pequena introdução às suas obras e frases que representam parte dos seus pensamentos sobre o mundo. 

Os Maiores filósofos da Filosofia Antiga

A Filosofia Antiga marca o nascimento da filosofia e do seu desenvolvimento pelos gregos e posteriormente pelos romanos. 

Pitágoras (c. 580 – 497 a.C.)

Embora Pitágoras seja mais conhecido na matemática, com o seu teorema que nos ajuda a descobrir a hipotenusa em um triângulo retângulo, ele é um grande filósofo grego do período que conhecemos como Pré-Socrático (anterior à Sócrates). À ele foi atribuido a primeira utilização do termo Filosofia. Deixou somente fragmentos dos seus escritos e investigou a dualidade da natureza.

O universo é uma harmonia de contrários.
Pitágoras
O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos.
Pitágoras
Os afetos podem, às vezes, somar-se. Subtrair-se, nunca.
Pitágoras

Publicidade

Platão (427 – 347 a. C.)

Você com certeza já ouviu falar de paixão platônica (e provavelmente já sentiu isso por alguém)! Ela vem exatamente desse filósofo que, junto com Sócrates (o seu professor) e Aristóteles (o seu aluno), fundou a Filosofia Ocidental. Platão desenvolveu seu pensamento em formato de diálogos, como pode ser visto, por exemplo em “A República”, o seu principal livro. Esta forma de organizar seu pensamento vem da ideia de que o conhecimento vêm da prática do diálogo livre entre os homens.

Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo.
Platão
Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.
Platão
Não devemos de forma alguma preocupar-nos com o que diz a maioria, mas apenas com a opinião dos que têm conhecimento do justo e do injusto, e com a própria verdade.
Platão

Aristóteles (384 – 322 a. C.)

Aluno de Platão, a obra Aristotélica, como ficou conhecida, foi uma das mais desenvolvidas da Filosofia Clássica, mas infelizmente só temos conhecimento de parte dela. No entanto, sua obra é amplamente estudada até hoje e uma das mais difundidas, especialmente por ele ter se debruçado sobre diversos campos de estudo.

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.
Platão
Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura.
Platão
A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.
Platão

Marco Túlio Cícero (106 – 43 a.C.)

Estadista e filósofo romano, Cícero foi considerado um dos maiores oradores da sua época em Roma. Foi um dos grandes divulgadores dos pensamentos dos filósofos gregos, tendo os seus principais escritos sobre a interpretação da história de Roma a partir dos termos políticos gregos. 

Não há nada que não se consiga com a força de vontade, a bondade e, principalmente, com o amor.
Cícero

Publicidade

O que nos ajuda mais a conservar e manter a nossa força é o fato de sermos amados; e o que se lhe opõe mais é o fato de termos medo. O medo é mau guarda da nossa longevidade; a benevolência, pelo contrário, é fiel e dura até à eternidade.
Cícero
A filosofia é o melhor remédio para a mente.
Cícero

Lucius Annaeus Sêneca (4 a.C. – 65 d.C.)

Filho de um grande orador de Roma, Sêneca estudou filosofia, retórica e direito. Foi advogado, senador, magistrado e conselheiro do Imperador Nero, por isso, sua obra filosófica ocupou-se principalmente de princípios de ética, física e lógica.  

É preciso dizer a verdade apenas a quem está disposto a ouvi-la.
Sêneca
Se quer ser amado, ame.
Sêneca
Para a nossa avareza, o muito é pouco; para a nossa necessidade, o pouco é muito.
Sêneca

Os Maiores filósofos da Filosofia Medieval

A Filosofia Medieval Ocidental se refere especialmente ao retorno aos conceitos e pensamentos desenvolvido pelos gregos e romanos por representantes da Igreja Católica. Ela é representada principalmente por Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.

Santo Agostinho (354 – 430 d.C.)

Aurelius Augustinus Hipponensis, mais conhecido como Santo Agostinho, foi um dos grandes filósofos e teólogos durante o primeiro século do Cristianismo, por seus escritos e atuação como Bispo, é considerado também um dos maiores Padres da Igreja Católica. Desenvolveu, após sua conversão, pensamentos sobre o pecado original e tem obras sobre a história da educação. É considerado Santo na Igreja Católica Romana e patrono da Ordem dos Agostinianos.

Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência.
Santo Agostinho
Não basta fazer coisas boas - é preciso fazê-las bem.
Santo Agostinho
Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer.
Santo Agostinho

São Tomás de Aquino (1225 – 1274)

Tomás de Aquino foi um Frade Dominicano e um dos maiores influenciadores dos filósofos modernos, que escreveram tanto desenvolvendo, quanto refutando ideias elaboradas por Aquino. Seus principais escritos são sobre ética, leis naturais, teoria política e metafísica, além de ter se debruçado sobre a filosofia aristotélica. Assim como Agostinho, é considerado um Santo pela Igreja Católica.

A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria.
São Tomás de Aquino
Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é negá-la.
São Tomás de Aquino

Publicidade

Para alguém que tenha fé, nenhuma explicação é necessária. Para aquele sem fé, nenhuma explicação é possível.
São Tomás de Aquino

Os Maiores filósofos da Filosofia Moderna

A filosofia moderna se desenvolve de duas formas: na descoberta de escrito desconhecidos de filósofos antigos e no desenvolvimento de uma racionalidade científica, o Iluminismo. Abaixo, listamos os mais importantes filósofos deste período:

Nicolau Maquiavel (1469 – 1527)

Maquiavélico é outro termo muito popular que faz referência aos pensamentos de um grande filósofo. É o adjetivo certo para alguém ardiloso ou que age de má-fé e isso tem tudo a ver com o pensamento desenvolvido por Maquiavel na sua obra mais famosa, O Príncipe. Considerado o pai da Teoria Política e tem grande influência até hoje sobre como o Estado é definido.

A prudência persiste em saber reconhecer a natureza dos inconvenientes, aceitando como bom o menos mal.
Nicolau Maquiavel
Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo.
Nicolau Maquiavel
Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição.
Nicolau Maquiavel

Thomas Hobbes (1588 – 1679)

Hobbes foi um filósofo e matemático inglês. Sua obra mais famosa é O Leviatã, que estabelece a teoria do contrato social e a necessidade de um governo forte para apartar a guerra de todos contra todos. Foi contemporâneo de Descartes, com quem teve correspondência de diversas ideias.

Um homem livre é aquele que, tendo força e talento para fazer uma coisa, não encontra barreiras a sua vontade.
Thomas Hobbes
O verdadeiro e o falso são atributos da linguagem, não das coisas. E onde não há linguagem, não há verdade nem falsidade.
Thomas Hobbes
A razão é o passo, o aumento da ciência o caminho, e o benefício da humanidade é o fim.
Thomas Hobbes

René Descartes (1596 – 1650)

É dele uma das frase mais famosas de toda a filosofia contemporânea. René Descartes é considerado o mais expoente de uma corrente filosófica chamado Racionalismo clássico, assim como os seus contemporâneos Hobbes, Francis Bacon, Isaac Newton e John Locke. Buscando uma base que servisse para todo o tipo de conhecimento, sua obra “O Discurso do Método” coloca na dúvida a base da investigação científica. O método cartesiano foi criado por ele.

Penso logo existo.
René Descartes
Não basta termos um bom espírito, o mais importante é aplicá-lo bem.
René Descartes
Seria absurdo que nós, que somos finitos, tratássemos de determinar as coisas infinitas.
René Descartes

Publicidade

Voltaire ou François-Marie Arouet (1694 – 1778)

Defensor das liberdades civis, Voltaire foi um filósofo francês. Uma das figuras mais importantes do Iluminismo e cujas ideias influenciaram a Revolução Francesa. Em sua obras, defendeu uma reforma social, criticando os reis absolutistas, assim como o clero e a nobreza por sua concentração de poder.

A esperança é um alimento da nossa alma, ao qual se mistura sempre o veneno do medo.
Voltaire
Não prestamos para nada se só formos bons para nós próprios.
Voltaire
Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas.
Voltaire

Jean-Jacques Rousseau (1712 – 1778)

Outro grande filósofo iluminista francês, Rousseau também foi precursor do romantismo. Na obra mais famosa, O Contrato Social, ele discorda de Hobbes: para Rousseau, o homem é naturalmente bom e é corrompido pela sociedade. O contrato social, por tanto, seria um pacto de associação que justificaria o homem sair do seu estado natural e livre.  

A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável.
Jean-Jacques Rousseau
Quem quer agradar a todos não agrada a ninguém. Pelos mesmos caminhos não se chega sempre aos mesmos fins.
Jean-Jacques Rousseau

Immanuel Kant (1724 – 1784)

Considerado o principal filósofo do período moderno e que influenciou boa parte dos filósofos contemporâneos, Kant elaborou a ética moderna ao buscar na razão os princípios da ação humana. Estudou também física e matemática e apresentou a primeira teoria sobre a formação do Sistema Solar.

Quanto mais amor temos, tanto mais fácil fazemos a nossa passagem pelo mundo.
Immanuel Kant
A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.
Immanuel Kant
Age sempre de tal modo que o teu comportamento possa vir a ser princípio de uma lei universal.
Immanuel Kant

Os maiores filósofos da filosofia contemporânea

Considera-se contemporânea a filosofia desenvolvida a partir de meados do século XIX até hoje, ainda em construção.

Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770 – 1831)

Baseando seu pensamento em Kant, Hegel é considerado um dos filósofos mais influentes e importantes da história. A maior obra de Hegel é A Fenomenologia do Espírito, na qual tenta aproximar o homem do conceito de Verdade (ou Absoluto). Para ele, a Verdade não se trata de algo distante, mas como o próprio ser, e dessa forma, o homem.

Nada existe de grandioso sem paixão.
G.W.F Hegel
O homem não é mais do que a série dos seus atos.
G.W.F Hegel

Publicidade

A luz, afirmam, é ausência de trevas, mas na pura luz se vê tão pouco quanto na pura escuridão.
G.W.F Hegel

Karl Marx (1818 – 1883)

Conhecido como um teórico do socialismo, Marx foi uma das principais personalidades influenciadas pelo pensamento de Hegel. Sua obra sobre a economia é a base de entendimento sobre trabalho e o sistema capitalista e é considerado um dos pais das ciências sociais modernas.

Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.
Karl Marx
Ser radical é entender as coisas pela raiz.
Karl Marx
Se uma pessoa ama sem inspirar amor, isto é, se não é capaz, ao manifestar-se uma pessoa amável, de tornar-se amada, então o amor dela é impotente e uma desgraça.
Karl Marx

Friedrich Nietzsche (1844 – 1900)

Filósofo, filologo, poeta, compositor e crítico, Nietzsche dedicou boa parte dos seus estudos à moral judaico-cristã, considerando o cristianismo principal fator do enfraquecimento humano da época moderna. Sua ideia central é a da afirmação da vida, que condena qualquer tipo de doutrina que cercasse o indivíduo, como a moral estabelecida. Por isso, é um autor muito controverso e polêmico, especialmente nos círculos religiosos. 

O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte.
Friedrich Nietzsche
As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.
Friedrich Nietzsche
Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal.
Friedrich Nietzsche

Henri Bergson (1859 – 1941)

Henri Bergson foi um filósofo francês cuja obra foi um marco da filosofia ocidental, contrariando o pensamento cartesiano e propondo um rompimento com o racionalismo estabelecido no século XVII. Seu pensamento filosófico baseia-se na consciência, fruto da cultura, vida social e  psíquica, colocando a filosofia como um conhecimento relativo, baseado na intuição.

O olho vê somente o que a mente está preparada para compreender.
Henri Bergson
A vida é um caminho de sombras e luzes. O importante é que se saiba vitalizar as sombras e aproveitar a luz.
Henri Bergson
Nada é menos do que o momento presente, se entendermos por isso o indizível instante que separa o passado do futuro.
Henri Bergson

Publicidade

Martin Heidegger (1989 – 1976)

Influenciado por Kant, Hegel e Nietzsche, entre outros, Heidegger é conhecido por suas contribuições sobre o existencialismo, debruçando-se sobre o que significa o ser e o modo de ser no mundo. Sua figura, no entanto, é controversa por sua aproximação com o nazismo. 

Angústia é a consciência da morte como horizonte da vida.
Martin Heidegger
A grande tragédia do mundo é que não cultiva a memória, e portanto se esquece dos mestres.
Martin Heidegger
Nenhuma época soube tantas e tão diversas coisas do homem como a nossa. Mas em verdade, nunca se soube menos o que é o homem.
Martin Heidegger

Jean-Paul Sartre (1905 – 1980)

Filósofo e escritor, Sartre é considerado a figura chave do existencialismo francês e um dos principais intelectuais no período pós-guerra. Na sua obra, relacionou a questão existencial à psicanálise e ao marxismo. 

Nunca se é homem enquanto se não encontra alguma coisa pela qual se estaria disposto a morrer.
Jean-Paul Sartre
Um amor, uma carreira, uma revolução: outras tantas coisas que se começam sem saber como acabarão.
Jean-Paul Sartre
O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
Jean-Paul Sartre

Gilles Deleuze (1925 – 1995)

Considerado um dos maiores filósofos do século XX, Deleuze foi influenciado por Nietzsche, Bergson e Spinoza e compõe sua obra a partir das possibilidades de pensamento. Por isso, tem grande interesse na criação artística como forma de pensamento e de imanência absoluta, como a literatura, linguística, pintura, teatro e em especial, o cinema. Ficou conhecido por suas aulas dinâmicas e em tom de improviso. 

Filosofar é passear com um saco e, ao encontrar alguma coisa que sirva, pegar.
Gilles Deleuze
Escreve-se sempre para dar a vida, para liberar a vida aí onde ela está aprisionada, para traçar linhas de fuga.
Gilles Deleuze
O fundamento do tempo é a memória.
Gilles Deleuze